English (United Kingdom)
Home Duvidas? Branding
O que é Branding?

Do ponto de vista dos negócios, branding é essencialmente o objetivo central da empresa. É uma nova postura gerencial que coloca a marca no centro das decisões corporativas.

O motivo para se investir na marca é que ela tem valor - intangível, porém mensurável - que em muitos casos chega a ser maior do que o patrimonios tangíveis da empresa - A marca da Coca-cola vale cerca de 70 bilhões de dólares e corresponde a 51% do valor total da empresa. Poderosas ferramentas financeiras podem medir este valor - chamado brand equity, que é o maior ativo que uma empresa pode ter.

Branding é um processo que visa o estreitamento do relacionamento, na maioria das vezes estabelecido a partir da conexão emocional entre a marca e o cliente. É construído de dentro para fora. Por isso, precisa ser compreendido e valorizado pelo alto escalão da empresa e em seguida ser disseminado entre todos os seus funcionários. Todos devem assumir a missão de construir a marca no dia-a-dia.

Com esse envolvimento interno  a marca terá o poder de construir vivência e afetividade para se desenvolver a fidelidade da marca pelo cliente. Num momento onde a globalização começa a trazer e difundir as marcas em âmbito global através dos meios de comunicação digital e televisivo, a solução para a escolha de uma determinada marca está, entre outras coisas, na relação de afetividade que esta marca tem com o seu cliente.